Agende sua consulta

Implante dentário: Entenda como funciona

Não é só de beleza que vive o nosso sorriso. A saúde bucal é tão importante quanto a parte estética e por isso é sempre muito importante manter os dentes saudáveis, fortes e longe de qualquer problema que possa interferir na saúde do sorriso. Porém, caso sua boca esteja comprometida, há vários procedimentos que podem ser feitos e hoje falaremos de um deles: o implante dentário.

Pacientes já adultos que tenham sofrido perda de dentes, seja por cárie, doença periodontal, doenças ósseas ou até mesmo traumas, podem apresentar dentes mal posicionados, inclinados e problemas na mordida, sendo necessário então a substituição de um ou mais dentes e é exatamente aí que o implante dentário entra.

Além de utilizados para substituir dentes já perdidos, os implantes vêm auxiliando cada vez mais na movimentação dentária, sem que prejudique as condições de saúde da prótese sobre o implante. Porém, para que o paciente receba o implante é preciso gengivas e ossos saudáveis para sustentá-los, além de claro, uma boa higiene bucal e visitas frequentes ao dentista.

O que é implante dentário?

O implante dentário é feito por meio de uma cirurgia no consultório odontológico sob anestesia local, no qual são instalados os implantes de titânio na estrutura óssea. O implante dental demora, aproximadamente, de três a seis meses para se fixar ao osso na região superior, e de 21 dias a quatro meses na região inferior. Depois disto inicia-se o processo de moldagem para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

Como é feito o procedimento?

Os implantes dentários são suportes ou estruturas de metal, normalmente feitas em titânio, posicionadas no osso abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. A nova estrutura permite que o dentista coloque uma prótese sobre o implante, que por serem integrados ao osso, são extremamente estáveis e firmes, não prejudicando a alimentação ou fala do paciente.

É possível colocar o implante dental e a prótese no mesmo dia?

Sim, mas isto depende do paciente. Para que haja a possibilidade de realizar a instalação da prótese logo em seguida do implante dentário é preciso que o paciente tenha a quantidade e a qualidade suficiente de osso, além de avaliar o número de implantes e dentes a serem realizados. O procedimento de carga imediata é o que chamamos de implantodontia imediata, mas, só pode ser realizado caso esteja dentro das especificações odontológicas. Neste caso, os implantes realizados recebem a prótese no mesmo dia ou em até 72 horas após o implante dentário ter sido instalado.

Em Videira (SC), você pode fazer uma consulta e checar essa possibilidade com o doutor Maurício Mioranzza.

Implante dentário: Existem contraindicações?

Como todo procedimento cirúrgico, o implante dentário também possui algumas contraindicações. Pacientes que possuem problemas de saúde em geral, como por exemplo doenças cardíacas não controladas, diabetes não controlada, ou passaram por radioterapia recente não podem efetuar o implante dental, além de claro, crianças antes da fase final de crescimento e mulheres durante a gestação.

Não tenho osso o suficiente: Como proceder?

Pacientes que não possuem osso o suficiente podem realizar implante dentário. Porém, é preciso fazer um trabalho anterior a colocação do implante, mais conhecida como enxerto ósseo.

< Voltar

Atendimento com horário agendado. Das 8h às 11h30 – das 13h30 às 18h30 (Segunda a Sexta-feira)
LOCALIZAÇÃO: ponto de referência (em frente ao estacionamento do ginásio de esportes do SENAI)